RESENHA DE LIVRO - SAMURAI VOADOR
- Angers Moorse
- 10 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan. de 2024

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Hoje, trazemos uma resenha para quem gosta de aviões, samurais e Segunda Guerra Mundial: Samurai Voador, escrito pelo autor Ivo Franco.
Então, sem mais delongas, vamos à resenha!
Livro: Samurai Voador
Autora: Ivo Franco
Editora: Viseu
N de páginas: 268
Tridentes: 🔱🔱🔱🔱🔱
📑 Sinopse: “Michael Tipperton é um piloto americano. No ano de 2004, em um de seus voos de rotina, foi interceptado por um antigo avião modelo zero da Segunda Guerra Mundial. Muitos duvidaram de sua sanidade mental e, devido a isso, sua vida sofreu incríveis reviravoltas.
Décadas antes, Ueno Awada vivia no templo Tsuyo aprendendo a filosofia budista, até que Kaori Yamachida surge em seu caminho, Um amor intenso o faz vivenciar uma série de dilemas extremamente complexos. Como a vida dessas três personagens tão distintas se entrelaçariam?
O livro trava um diálogo profundo acerca das feridas da guerra, das mazelas japonesas e propõe uma reflexão acerca do passado bélico mundial..”
🕵🏻♂️ Análise: O que um samurai, aviões e a Segunda Guerra Mundial poderiam ter em comum? Muita coisa. E é nessa vibe surpreendente que o livro nos leva a viajar entre duas épocas, o Japão de 1943/1945 e os EUA de 2004. E o autor faz esse passeio de forma fluída, sutil e bem dinâmica.
A construção dos personagens é excelente, com destaques para Ueno Awada, um monge repleto de camadas, sentimentos, dúvidas e temores. Apaixonado por Kaori, divide seu coração entre os estudos dentro da filosofia budista e as descobertas do amor e de seus prazeres.
Outro personagem interessante é o piloto Michael Tipperton, que me remeteu de leve aos filmes da franquia Top Gun. Apesar de o foco não ter sido principalmente nele, movimentou grande parte da trama indiretamente, mostrando que não é preciso o protagonista dar as caras sempre para se desenvolver uma trama agitada.
A própria personagem Kaori é bastante complexa, navegando entre as tradições da família e seu instinto por redescobrir a vida e encontrar seu verdadeiro amor. A relação entre kaori e Ueno é muito fofa e a gente fica na torcida o tempo todo para dar certo.
E se eu falei em trama agitada, não foi à toa, algumas partes causam assombro, perplexidade e reflexões profundas. Tipo, como a imbecilidade humana em querer resolver tudo através de guerras pode acabar com relações de amor e paz. Muitas frases e momentos impactantes nos dão aquela rasteira poderosa.
De todo o livro, amei a transformação pela qual Ueno passa e o surgimento do Samurai Voador, a cena da explosão da bomba atômica (embora triste, foi uma das partes mais impactantes do livro) e o final incrível apresentado pelo autor. Confesso que esse final me deixou chocado e louco para ver o que acontece depois.
Em resumo, samurai Voador é um livro incrível e bastante imersivo, repleto de cenas impactantes, muita ação e movimentação ao redor dos personagens Ueno e Michael, frases de efeito, ensinamentos budistas e uma mecânica incrível. Certamente, é um livro que lerei novamente e indicarei sem pensar duas vezes!
Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!
Comentários