Resenha - Horas Sombrias
- Angers Moorse
- 10 de jul.
- 3 min de leitura
Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Se você curte um bom suspense policial, recheado de intrigas, perseguições e uma dose de romance, então o livro de hoje é a dica perfeita. É o livro Horas Sombrias, da incrível escritora Paula Salmazzo (@autorasalmazzo).
Então, sem mais delongas, vamos à resenha!

Livro: Horas Sombrias
Autora: Paula Salmazzo (@autorasalmazzo)
Editora: Giostri
N de páginas: 370
Tridentes: 🔱🔱🔱🔱🔱
📑 Sinopse: “Presenciar o assassinato da melhor amiga provoca uma grande reviravolta na vida de Katherine, uma jovem comum que passa seu tempo livre lendo e vendo episódios de suas séries preferidas. Como testemunha protegida pelas autoridades, ela vê sua rotina virar de ponta-cabeça e tem ainda de enfrentar a confusão de sentimentos que envolve o detetive responsável pela investigação, Andrew. E, a cada instante que passa, é cada vez mais certo que a fagulha existente entre eles irá explodir a qualquer instante.”
🕵🏻♂️ Análise: Para início de conversa, é um livro que faz o leitor não respirar por um instante sequer. É o tipo de livro que eu amo ler, principalmente quando a autora consegue mesclar e equilibrar na dose perfeita descrições, narrações e diálogos entre os personagens.
A trama trabalha em torno de Katherine, que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao presenciar o assassinato de sua melhor amiga e ser perseguida pelos assassinos, principalmente por se tratar de uma testemunha. E quem fica responsável por cuidar de sua segurança a partir daquele instante é o policial Andrew.
Nesse meio tempo, outros policiais surgem como personagens incríveis no rolê, como os policiais Daniel, William e Luke, e a jornalista e irmã de Andrew, Anne. Cada um tem seus momentos impactantes e importantes na trama, não sendo meros coadjuvantes, mas peças principais no jogo de xadrez que se desenrola. Aliás, foi impossível escolher meu personagem favorito, pois todos foram maravilhosamente construídos.
A parte de ação a partir do capítulo V foi insana... parecia um filme rodando na minha frente. Além disso, a transformação envolvendo a protagonista foi excelente. Foge completamente do padrão “mocinha indefesa” para algo muito mais visceral e empoderado, o que curti demais.
E sobre os antagonistas, descobrir quem era o infiltrado foi uma missão bem complicada. Confesso ter errado completamente minha aposta e foi algo surpreendente. Quase fritei boa parte dos meus neurônios tentando conectar alguns pontos e juntar as peças. O legal é que, quando você tem a revelação, acaba voltando automaticamente para trás para ver “como eu não percebi isso antes?”... genial!
Aliás, mais surpreendente ainda foi o final do livro. Tem um plot twist matador nas páginas finais, dando brecha para continuação. E já “entregando a paçoca”, a autora já tem as continuações publicadas, dando ênfase a alguns personagens. Então, ao terminar esse livro, já corra atrás dos outros.
Sobre capa e diagramação, um conceito simples, mas muito eficiente. Às vezes, menos é mais e a autora fez a decisão correta ao optar por essa abordagem. Achei interessante a separação da trama por capítulos, criando atmosferas levemente diferentes para cada um deles, mas todas se conectando de forma precisa.
O que achei? Direto, objetivo, visceral, envolvente, repleto de intrigas, tramas, perseguições, tiro, porrada e bomba. Personagens perfeitamente construídos, com arcos maravilhosos e interações precisas. Mescla correta entre descrições, narrações e diálogos, tornando a leitura muito prazerosa e voraz. Vale um dez com estrelinha, com muito prazer!
Vamos valorizar um pouco mais a literatura nacional, pessoal? Em breve, uma nova resenha de livro, filme ou série chegando para vocês! Respire fundo e voe alto!
Comentários