top of page
  • Grey Instagram Ícone

RESENHA ESPECIAL DE NATAL - GUARDIÕES DA GALÁXIA

  • Foto do escritor: Angers Moorse
    Angers Moorse
  • 11 de dez. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2022

ree

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!

Natal chegando, hora de montar seu pinheirinho e presépio, escrever a cartinha para o Papai Noel… e curtir um bom especial temático. e a pedida da vez é o Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia. Embora não seja tão conectado assim ao MCU, traz surpreendentes revelações e várias referências e easter-eggs, incluindo à DC. Vem comigo, que eu te conto tudo o que rolou!

A história se passa em Luganenhum, onde os guardiões estão reconstruindo o local e tentam dar ao Natal de Peter Quill um novo significado. Para isso, Mantis e Drax tentam buscar um presente mais que especial ao amigo e, com isso, armam uma série de confusões e crimes na Terra.

O primeiro detalhe a ser observado é que temos uma alteração importante no logo de abertura da Marvel, trazendo pela primeira vez Shuri como Pantera Negra em substituição a T’Challa, marcando o fim definitivo de uma era do personagem e iniciando outra. O segundo detalhe no logo é a presença do Papai Noel…, mas o que tem de tão diferente aí? Você sabia que a Marvel só teve direito a usar o bom velhinho a partir deste Natal? Isso porque os direitos do personagem não eram da Marvel, mas sim, da Fox.

estranho? Nem tanto. Se você ficou curioso, saiba que Papai Noel faz parte dos quadrinhos da Marvel e é um mutante nível Ômega. Inclusive, já atuou junto dos X-Men, Deadpool, atuou como detetive para a Mulher-Hulk e chegou até mesmo a usar a Manopla com as Jóias do Infinito e teve de ser confrontado pelo Homem de Ferro em outra realidade. Ah, e seus poderes envolvem imortalidade, telepatia, teletransporte, manipulação molecular, do clima e da gravidade e imunidade ao frio e calor. O bom velhinho não é tão bonzinho assim e pode dar as caras em futuras produções… quem sabe, aparece em Deadpool 3 interagindo com o Wolverine, já pensou?

Mas voltando ao especial, iniciamos com uma história entre Peter, Yondu e Kraglin no passado sobre memórias não tão felizes sobre o Natal, despertando sentimentos tristes nos dois amigos. E aí já começam as referências. A primeira delas é que os Guardiões da Galáxia compraram Luganenhum do Colecionador que, a princípio, era para estar morto, mas parece que conseguiu se salvar do ataque do Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

A próxima referência é em relação à presença de Cosmo, o Cão Espacial. Na realidade, ele é um cachorro de verdade enviado em um programa espacial soviético na década de 60. Ao se perder no espaço, acaba parando em Luganenhum (a cabeça de um Celestial) e ganha seus poderes telepáticos e telecinéticos, tornando-se Chefe de Segurança local. Mais tarde, acaba fazendo parceria com o Nova e até mesmo formando uma equipe chamada Aniquiladores com o Surfista Prateado, Bill Raio Beta, Quasar e Ronan O Acusador (sim, ele mesmo, antes de se tornar um traidor). Somente mais tarde é que ele se junta aos Guardiões da Galáxia. Ah, e Cosmo é uma espécie de referência e homenagem à cadela Laika, enviada pela URSS ao espaço em 1957.

Mantis e Drax decidem ir à Terra e dar nada mais nada menos que Kevin Bacon de presente a Peter Quill. O ator é sempre referenciado por Peter nos filmes e aquela dancinha na cena final contra Ronan é inspirada em Footloose. E falando sobre Mantis e Drax, pela primeira vez consegui não ter ranço deles no MCU! Nunca fui lá muito tão de Drax, mas ele me ganhou nesse especial… e a Mantis, que conquistou meu coração também! Ri muito, me emocionei muito e me conectei muito aos dois nesse especial… pena que, se minhas apostas estiverem certas, ambos morrerão em Guardiões 3 (snif).

Enquanto procuravam por Kevin Bacon, Mantis e Drax nos levam a passear por várias referências a DC, Marvel, Hasbro e outros. Teve pôster de Kingo (o mesmo de Eternos), cosplays de Homem de Ferro, Homem-Formiga, Viúva Negra, Capitão América, Optimus Prime, Jack Sparrow e Zorro, um mapinha mostrando os rostos de Margot Robbie (Arlequina) e John Cena (Pacificador), além do próprio Kevin Bacon mencionando Batman e Bruce Wayne.

Ah, e sobre os crimes cometidos por Mantis e Drax, a lista não é pequena não. Controle mental, embriaguez, invasão de domicílio, danos patrimoniais, agressão a policiais, danos a veículos da polícia, sequestro, roubo e por aí vai. No final das contas, Mantis controla mentalmente Kevin, ele é colocado em uma caixa de presente e dado a Peter Quill que, ao abrir a caixa, obviamente fica puto da cara, mas entende as motivações dos amigos. Além do presente, uma festinha surpresa é feita e termina com o próprio Kevin Bacon se tornando amigo dos Guardiões da Galáxia e do próprio Peter Quill… e não descarto uma possível parceria para futuras produções ou uma aparição surpresa no próximo filme dos Guardiões.

Além disso, o final do episódio mostra que a história lá do início teve um final feliz, com Yondu aceitando o presente de Peter - aquele bonequinho azul do Yoda - e dando a Peter de presente o famoso par de armas que ele utilizava. Ainda sobre os presentes, vemos que Rocket recebe o braço mecânico de Bucky de Nébula. Resta saber como ela conseguiu o braço e qual a explicação que a Marvel dará. Ah, e a surpreendente revelação de que Mantis é irmã de Peter Quill, ou seja, ambos são filhos de Ego.

No final das contas, o especial pode até não ser lá tão conectado assim, mas que deixou muitas possibilidades abertas para o futuro, isso deixou. Uma delas gira em torno de uma possível nova formação dos Guardiões da Galáxia, principalmente com a confirmação de que um dos membros permanecerá vivo e que tivemos a inclusão de Cosmo na equipe. A outra é que minha aposta sobre quem ficará vivo já mudou, levando-se em conta que Groot agora está bombadão (embora ainda com a cabeça de uma criança) e Nébula parece estar assumindo o controle de Luganenhum. Ou seja, muita coisa pode acontecer no terceiro filme em 2023.

O que achei do episódio? Iluminado (literalmente), superengraçado, emocionante, muito bem-feito (mesmo com algumas cenas nas quais o CGI da Mantis tenha ficado um pouco bizarro), roteiro bem encaixado e coeso e que deixou muitas possibilidades abertas para o futuro do MCU. Ah, e tem uma ceninha pós-créditos dando a entender que teremos outro especial no ano que vem…, mas isso é assunto para o final de 2023! Se você quer um programa para reunir toda a família, se emocionar e dar altas risadas, o especial é a pedida mais que perfeita para o momento!

E você, gostou do Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia? E o que acha que pode rolar em Guardiões da Galáxia Vol.3? Deixe nos comentários. Fique ligadinho aqui, que ainda vem resenha top pela frente em 2022! Respire fundo e voe alto!

Comentários


bottom of page