top of page
  • Grey Instagram Ícone

RESENHA SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES - COM SPOILERS

  • Foto do escritor: Angers Moorse
    Angers Moorse
  • 31 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!

Continuando nossa tradição em relação aos filmes de Marvel e DC, dessa vez trazemos a resenha de Shazam! Fúria dos Deuses COM SPOILERS. Se você ainda não assistiu ao filme, sugiro ler nossa resenha SEM SPOILERS antes. Mas, se você é doido por spoilers, então seja bem-vindo!

O filme já começa trazendo as vilãs Héspera e Kalypso em um museu, dispostas a roubar o cajado do mago Shazam. E aí já começamos com nossas referências, incluindo um funcionário do museu de rosto bem familiar para os fãs da série Pacificador. O ator Rizwan Manji, que interpretou o zelador Jamil na primeira temporada da série, aparece como o simpático e assustado funcionário do museu, morto pelas Filhas de Atlas. Mais uma referência com ligação ao Pacificador é o vilão do filme O Esquadrão Suicida, a estrela-do-mar alienígena Starro. Ela aparece em um dos testes aplicados pelo terapeuta em Shazam.

Outro detalhe interessante e curioso é que a abertura da DC antes do filme permanece a mesma, embora a DC já esteja em processo de reformulação de seu Universo. Acredito que essa abertura venha a sofrer mudanças futuramente e siga a mesma ideia da Marvel, alterando sua chamada para cada filme e até trazendo alguns spoilers bem interessantes.

Falando sobre as três vilãs, notou algo estranho nelas? Se você tentou buscar alguma referência sobre elas nas HQs, perdeu seu tempo, pois as personagens não existem nos quadrinhos e seus nomes foram retirados da mitologia grega. Porém Atlas faz parte sim do universo das HQs, com ligação direta aos poderes do próprio Shazam. No filme, as Filhas de Atlas buscam vingança ou justiça por alguém ter supostamente roubado seus poderes e desejam recuperá-los para destruir a Terra. E falando sobre Anthea/Ana, ela inicia como vilã, mas tem um arco de redenção muito interessante e fofo… quero mais dela no futuro.

E as referências e easter-eggs não param! Durante sua reunião com o terapeuta (na verdade, pediatra), Shazam fala sobre vários heróis da DC, incluindo Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman e Flash. Inclusive, tivemos a participação especial de Gal Gadot como Mulher-Maravilha no final do filme. Confesso que não esperava pela presença dela e achei no mínimo estranho (pra não dizer bizarro) o crush de Shazam pela deusa amazona… se bem que até que formam um casalzinho simpático e fofo! Mas ainda prefiro ela e o Batman, tem mais química e pegada.

Mais uma referência no filme foi a boneca Annabelle, aparecendo durante a terapia ao lado de outros brinquedos infantis. Vale lembrar que o diretor David F. Sandberg também dirigiu Annabelle 2: A Criação do Mal. Confesso que seria no mínimo curioso ela tretando com o Shazam ou Aquaman. E mais, o próprio diretor deu as caras no filme logo após Kalypso plantar a semente da Árvore da Vida no estádio de beisebol. Durante o ataque das criaturas à cidade, uma das pessoas vestindo roupas pretas é atacada por uma criatura alada e morre, no caso, o próprio diretor deu as caras e morreu em seu próprio filme.

E se você curte Game of Thrones, teve referência à série também. Enquanto Shazam confronta Kalypso, ele solta um Ei! Khaleesi! A frase faz referência à personagem Khaleesi, também conhecida como a nossa amada Mãe dos Dragões… sim, a própria Daenerys Targaryen. Só faltou mandar um Dracarys!

E quem é das antigas pescou uma referência muito bacana e até nostálgica. Quando Shazam é atacado por Kalypso e interage com um grupo de pessoas, uma delas veste uma camiseta vermelha com gola e mangas amarelas, chamando o herói de Capitão Marvel. O primeiro ponto é que antes de ser conhecido como Shazam, o personagem tinha o nome de Capitão Marvel mesmo. E o segundo detalhe é que o homem que o chama assim é Michael Gray. Lembrou-se dele? Ele interpretou Billy Batson na clássica série do personagem exibida pela emissora norte-americana CBS entre os anos de 1974 e 1976, com três temporadas. Nostalgia pouca é bobagem aqui!

Acabou? Nada, tem muito mais! Lembra-se do tigre Tawny, eterno ajudante de Shazam nas HQs? Então, na cena do incidente na ponte, Darla decide salvar dois gatinhos e batiza um deles justamente de Tawny, referência direta a Tawny Tawky. Seria bacana ver o tigre em um futuro filme. Mais uma referência das antigas é o violino em chamas de Shazam, também conhecido como o Violino de Nero e retirado da história das HQs de 1946 chamada Cult of the Curse Part 4: Flames of the Magic Fiddle. Indícios para o futuro do personagem? Pode até ser.

Um vilão que pode dar as caras é Hades, referenciado no filme. Ele é o rei do submundo da DC e tio da Mulher-Maravilha. Ou seja, mais um forte candidato para um possível terceiro filme. E para finalizar as referências, Freddy usa uma camiseta com estampas de morcegos e de um Robin. Pode ser uma referência a Dick Grayson antes de sua morte, ou quem sabe um novo Robin chegando para o DCU.

Achou que eu esqueceria das cenas pós-créditos? Nada disso! A primeira delas traz os agentes Harcourt (Jennifer Holland) e Economos (Steve Agee) procurando por Billy/Shazam e o recrutando para fazer parte da Liga da Justiça. Como teremos nova temporada de Pacificador e série da Amanda Waller na nova DCU, nos faz pensar que o Shazam atual continua firme e forte nos planos do novo universo.

Já a segunda cena traz novamente o Dr. Sylvana (Mark Strong) na prisão e Senhor Cérebro, aquele verme (ou lagarta) superinteligente e um dos maiores antagonistas de Shazam nas HQs. A lagarta afirma que seu plano está quase concluído e apenas precisa de mais uma coisa para finalizar tudo. Nada me tira da cabeça que o Senhor Cérebro e o Dr. Sylvana voltarão à ativa para o terceiro filme… isso é, se ele realmente acontecer.

Quem achou o filme basicão e sem grandes referências, provavelmente cochilou no cinema, porque teve muita coisa. Ah, e a temática família foi muito bem explorada, incluindo referências à franquia Velozes & Furiosos. Shazam vira praticamente um Dominic Toretto no filme da metade para o final! Resumo da ópera: que ainda não viu, só vai que é diversão garantida, incluindo a morte do protagonista no final.

PÁAAAAAAAAARA TUDO!!! Ele morre, mas retorna por conta da aparição da Mulher-Maravilha. Membro novo para a Liga da Justiça chegando aí? Qual sua opinião? Deixe nos comentários e olho nas nossas resenhas! Respire fundo e voe alto!

Comments


bottom of page