RESENHA SHE-HULK - EPISÓDIO 9 - SEASON FINALE
- Angers Moorse
- 13 de out. de 2022
- 4 min de leitura

Salve salve, aventureiros e aventureiras de Atlântida!
Sabe aquela Season Finale que você fica processando por algum tempo e não sabe ao certo se gostou ou não? Confesso que estou nessa vibe após assistir ao último episódio da série. Além do troll rolar solto, tivemos várias mudanças e reviravoltas, participações especiais e uma surpresa (não tão surpresa assim) no final. Vem comigo que eu conto tudo agora!
Já de cara, referência total à série The Incredible Hulk, estrelada por Lou Ferrigno. Bem no estilo anos 70/80, incluindo a qualidade de som e imagem, trilha sonora e narração. E o bacana é que a própria Jen brinca com isso durante o episódio em certo momento. Inclusive, o que rolou de quebra de quarta parede não foi pouca coisa não…, mas falaremos mais sobre isso depois.
Curti muito o início do episódio e sinceramente achei ele bem inesperado, principalmente pelo fato da Jen ser presa (após seu ataque de raiva no final do oitavo episódio) na mesma prisão de Emil Blonsky e solta mediante a utilização do inibidor, o mesmo usado pelo seu antigo cliente. Outra referência que achei legal é que remeteu ao final de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, quando Peter Parker inicia uma nova vida em outro apartamento. Pelo menos, senti essa vibe de recomeço.
Sem emprego, hostilizada pela sociedade e zuada pela própria família e amigos, Jen decide tentar a sorte no retiro de Emil Blonsky e se reencontrar consigo mesma. Enquanto isso, Nikky e Pug decidem ajudar a amiga e Nikky joga a isca para o site da Intelligencia, com o Hulk Rei caindo na arapuca rapidinho. E é aí que a zona começa e eu fico sem saber se gostei ou não.
Em uma reunião a convite de Hulk-King, Nikky acaba colocando Pug infiltrado para descobrir a verdadeira identidade do responsável…, mas nós já sabíamos que era o próprio Todd. Além de criar o site e hackear o celular de Jen, ele ainda foi o responsável por colocar Josh para roubar o sangue da She-Hulk. Detalhe é que a reunião da Intelligencia acontece bem no retorno de Emil, com a presença do próprio Abominável por lá. Ou seja, sabemos que ele já quebrou a condicional.
E a loucura não parou por aí. Quando Jen entra na reunião e descobre a verdade, Todd insere o sangue da She-Hulk em si mesmo, transformando-se no Hulk Rei (nenhum Hulk Vermelho no episódio, como o hype sugere). Aí do nada surge a Titânia e, mais surpreendentemente ainda, o próprio Hulk do Bruce Banner. E para aumentar a salada de frutas, Jen quebra totalmente a quarta parede conversando não só com a gente, mas também com a equipe de produção e roteiristas da série!
Para deixar as coisas ainda mais malucas, Jen/She-Hulk decide quebrar de vez a quarta parede (e o próprio menu do Disney+, acreditem!) para bater um papo diretamente com o big boss Kevin Feige. Gostei que ela concordou comigo que o episódio estava virando uma zona e pediu algumas mudanças. O interessante é que não era o Kevin como humano, mas como a maior inteligência artificial de entretenimento já criada na humanidade… olha o nível da doideira!
E ela aproveitou para tentar tirar nossas dúvidas e matar nossa curiosidade, como as críticas a respeito do CGI, o porquê da maioria dos personagens possuírem problemas com os pais e quando os X-Men vão dar as caras. Interessante é a resposta de KEVIN, que diz não poder falar nada a respeito do assunto… aí tem coisa!
Nesse bate papo doido, aquele final caótico acabou dando lugar a um final bem paz e amor, sem pancadarias, o que fez outra quebra brusca de clímax. Nisso tudo, tivemos mais um pouquinho do Demolidor, Titânia influencer paz e amor e Todd preso… só não sabemos se com ou sem o sangue da She-Hulk dentro de si.
Outra coisa que ficou no ar é a presença da She-Hulk em algum filme ou nova temporada, o que ficou meio que subentendido, mas não explicitado. Mas é quase certo afirmar que ela dará as caras novamente no streaming ou nos cinemas. Minha aposta é para o filme Capitão América: Nova Ordem Mundial ou, indo um pouco mais fundo nas teorias, em produções como Planeta Hulk ou World War Hulk, ainda mais se levarmos em conta a participação especial do final do episódio.
Teorias apontavam para uma possível aparição do filho do Hulk na série e que ele poderia estar na nave do primeiro episódio. E não é que a teoria se confirmou verdadeira? Enquanto Jen e Matt Murdock almoçaram em família, eis que surge Bruce Banner (na forma de Hulk) confirmando que ele esteve durante um bom tempo em Sakkar… e não voltou sozinho, não! Skaar, seu filho, deu as caras em uma das últimas cenas, dando a entender que os Jovens Vingadores são uma possibilidade muito mais próxima e real do que imaginamos. Além disso, fiquei animado com as possibilidades de expansão para vindouras produções envolvendo o Hulk que todos nós queremos.
Olho nas referências e easter-eggs, porque teve vários. Um deles é a empresa KPVK, apresentada em Homem-Formiga e a Vespa. Outra é em relação ao mutante Mandrill (naquele mural de investigação que Jen monta), presente nas HQs e que possui o poder de controlar mentes através de feromônios. Ah, e houve menção a Lady Thor durante a reunião.
Para finalizar, uma cena pós-créditos com Wong abrindo um portal na prisão e levando Emil Blonsky embora para Kamar Taj. Isso indica que o Abominável dará as caras novamente em breve, resta saber onde e como será isso. Capitão América 4 e Thunderbolts são as melhores apostas para isso.
Resumo do episódio: um começo interessante, com muita zona no meio e um final levemente confuso, mas que deixa algumas boas perspectivas para o futuro. E a série em si? Como série de comédia de advogados e dentro de uma proposta bem descolada e despretensiosa, até que foi bem, mas ainda acho que foi mais fraca que outras e que pecou em alguns aspectos. No final das contas, nota 7 ou 8, para ser justo.
Amanhã teremos a Season Finale de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Então, olho no nosso site porque traremos uma resenha pra lá de especial. Ah, e lembrando que hoje à noite teremos uma super live para conversar sobre a saideira da série. Esperamos vocês por lá! Respire fundo e voe alto!
Comentários